Battlefield 3 x Call of Duty: Modern Warfare 3

Para quem ainda não comprou por dúvidas ou qualquer outro motivo, tentarei falar um pouco de ambos os jogos. BF3 eu tenho a versão para PS3 e COD:MW3 a versão PC (steam). Já adianto que ambos os jogos são bem diferentes!

Falemos do Battlefield primeiro, que foi minha primeira aquisição.
Para quem tem experiências anteriores de CS e COD (no meu caso, o Black Ops) sente uma puta dificuldade com ‘dedões’ nesse jogo, porque é praticamente impossível você segurar o dedo no gatilho e matar o cara, a mira se move demais… Mas isso é bom, visto que se eu entendi bem a ideia do jogo, eles queriam meio que ‘simular’ o real. As imagens desse jogo eu acho superiores as do COD, bem reais e mais detalhadas na minha opinião, mas não é um fator decisivo na escolha do jogo.

O modo campanha do jogo é curto e um pouco complicado no nível normal, aliás, falando em dificuldades, o modo hard desse jogo é simplesmente foda, eu empaquei na penúltima missão (mais por preguiça agora, mas eu ralei muito pra chegar onde eu to agora). Quem gosta de dificuldade e acha esse um fator decisivo, o BF3 dá de lavada no COD…

Ainda falando em campanha, o Battlefield tem um método de campanha coop com até 4 lazarentos da net, e olha: muito bom mesmo! Fora que pelo pouco que joguei (visto que na PSN não tenho muitos amigos jogando BF3….) tem missões que não tem na campanha solo, como por exemplo você controlar um helicoptero por inteiro! Que por sinal é foda demasiado controlar rs.

Por final o que interessa: modo multiplayer. Ouvi dizer que os mapas de BF geralmente são enormes – e de fato são. Para quem está acostumado com COD, se sente muito perdido no jogo, começando pelo fato de ter 4 classes (não me recordo os nomes, mas podem ser classificadas como médico, engenheiro, sniper e suporte. O primeiro dropa caixas de vida e podem reviver parceiros, o segundo repara veículos e pode carregar launchers, o terceiro se explica por si só e o último dropa munição, e acredite é necessário se você não gosta de trocar de armas durante o round). Mais detalhes sobre as classes, um texto em inglês aqui.

São 5 estilos multiplayers: Team Deathmatch e Squad Deathmatch, Rush e Squad Rush e por último Conquest. Para ser sincero joguei apenas os 2 primeiros, e já lhes falo uma coisa muito importante: BF3 online é para se jogar com TÁTICA, se você tentar correr para qualquer canto pra matar adversários não vai se adaptar ao jogo. Eu gosto muito disso, mas acho que se tivesse  jogando com os parceiros seria bem melhor, depender dos caras da net é complicado, nisso eu acabo perdendo com BF3, achando que NO MEU CASO, o COD leva vantagem. Não falei dos estilos de jogos porque conheço muito pouco, então segue um link que explica cada um, de um clan conhecido: rota.

Agora sobre o Call of Duty: Modern Warfare 3. Não sei se isso é só comigo, mas os gráficos são bons, é inegável, mas não acho tão ‘real’ quanto o BF3, e como disse anteriormente, não acho um fator decisivo na aquisição de um jogo. A única experiência anterior de COD que tive foi do Black Ops, e então na parte de jogabilidade posso dizer que não houve mudanças tão drásticas, exceto pelo fato de eu ter me adaptado a jogar o BO no PS3 e o MW3 ainda estar em processo de adaptação no PC…

O modo campanha do COD é um pouco mais longa do que o BF3 e talvez mais elaborada, mas também não é um fator decisivo na compra dos jogos. A dificuldade, por outro lado, é bem mais fácil que o BF3, aliás é mais fácil que o Black Ops, tanto que zerei no modo Veteran em 2 dias, no dia da compra e no dia seguinte.

No COD não tem uma campanha online, mas tem o o Special Ops, que seria alguns estilos de jogos possíveis de jogar solo ou online. Não tão bom quanto a campanha online do BF3, mas ainda sim muito legal de se jogar, visto que é dificil pra caralho!

Não sei quanto aos outros CODs sem ser o Black Ops, mas o modo multiplayer tem aquelas mesmas opções do call of duty citado, algumas você pode ler em outro post meu aqui, ao final do mesmo. Eu acho a variedade nesse caso melhor do que no BF3, mas veja bem: o estilo de jogo de ambos os games são completamente diferentes, eu enfatizo isso porque no COD eu posso dizer que é mais ‘arcade’, não requer tanta atenção e tática como no BF3, um amador pode jogar mais tranquilo metendo o retardado e atirando, o entretenimento é o mesmo!

Em ambos os jogos, é possível customizar armas com attachments (scope, aquelas mirinhas com um pontinho vermelho, chamadas de dot, cartuchos ‘duplos’ para uma recarga mais rápida, etc), perks (habilidades, como recarregar mais rápido, segurar a respiração de sniper por mais tempo, correr por mais tempo, etc), entre outras customizações, e que em ambos os jogos são bem diversificados e que precisam ser explorados para uma vantagem a mais sobre outros players.

Enfim, um resumo sobre o que eu penso dos 2 jogos:
Campanha: ambos os jogos são bons, mas acho que ninguém escolhe esse tipo de jogo pra jogar offline. Eu prefiro a campanha do COD.
Multiplayer:  se fosse possível jogar em equipe com seus amigos em ambos os jogos, talvez eu preferisse o BF3. Para jogar solo eu acho o COD mais válido.
Jogabilidade: eu gosto de jogar mais ‘solto’, então eu escolheria COD aqui também. Lembrando que isso é preferência de cada um: se você preza por estratégia, escolha BF3 com uma jogabilidade menos ‘móvel’; se você preza por um ‘arcade’, COD.
Customizações:  acho as do BF3 melhores, embora as do COD se adequem perfeitamente para os modos solo ou multiplayer.

Sobre Gabriel

Corinthiano sofredor!
Esse post foi publicado em Games, Imagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário