Voadora Futebol Clube

Coluna nova no Nerdificador! Desde que você se entende por gente vê notícias sobre brigas em jogos de futebol, não é? Pois então, o Voadora Futebol Clube chega com a intenção de mostrar aos leitores as confusões mais épicas do esporte bretão, seja relembrando as antigas, seja comentando as mais recentes. Não faremos aqui nenhum tipo de apologia a violência, seja dentro ou fora do esporte, mas se ela acontece… por que não mostrar? Ignorar um problema não o soluciona. E para nomear o novo segmento do blog, nada melhor que o nome do golpe mais aplicado nas brigas futebolísticas: a voadora! Então, teremos semanalmente aqui três fights épicos onde a bola deveria prevalecer, sempre contextualizando o ocorrido. E para abrir os trabalhos, vamos com uma das voadoras mais épicas do futebol mundial (se não a mais épica), uma envolvendo um ídolo pessoal e outra de uma confusão recente.

Kung Fu no Hooligan

Vamos começar em grande estilo. O ano é 1995. O solo é inglês. O jogo: Manchester United x Crystal Palace. O protagonista? Éric Cantona, um mito das confusões no mundo do futebol. Após ser expulso, o camisa 7 dirigia-se ao vestiário quando teve sua atenção chamada por um torcedor mais exaltado. O francês então não teve dúvidas: aplicou uma voadora plasticamente linda no torcedor. A agressão “rendeu” a Cantona uma punição de oito meses, além de uma multa. Mas segundo o atacante, valeu a pena: o ex-jogador classifica o ocorrido como a melhor recordação de sua carreira. Segundo ele, seria o sonho de muita gente chutar um hooligan, e apesar de admitir que a atitude foi errada, se sente bem por representar todos que são contra esse tipo de torcedor.

Apenas Expulsar Não Basta

Seguimos no ano de 1995. O palco agora é o estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre, onde na ocasião se enfrentavam Grêmio e Palmeiras pelas quartas de final da Libertadores da América (competição que teria o time gaúcho como campeão naquela edição). Três expulsões, briga nas arquibancadas e uma histórica goleada marcaram a partida. O primeiro expulso foi o palmeirense Rivaldo, após dois cartões amarelos em dois lances desleais nos gringos tricolores Rivarola e Arce. Pouco depois, o volante gremista Dinho e o meia alviverde Válber trocaram agressões e após uma breve confusão, foram delatados pelos bandeirinhas e expulsos. Ambos saíram então de campo e a partida teria continuidade. Teria. Atrás do gol gremista, mesmo contidos por seguranças, o encontro entre os jogadores não terminou bem (principalmente para Válber). A participação do goleiro Danrlei fica como bônus, assim com a narração do sensacional Sílvio Luiz.

Agressor Incompetente

Fechando a primeira edição do Voadora FC temos um acontecimento recente. Há poucos dias, na Copa da Holanda, enfrentavam-se Ajax e AZ Alkmaar na Amsterdam Arena. O placar era a favor do time da casa, 1×0, quando ao final do primeiro tempo um torcedor da equipe local invadiu o gramado e partiu para cima do goleiro do AZ. Porém, o que o malandrão não esperava é que o goleiro não só o confrontaria como lhe daria uma surra. Pela agressão, o goleiro Esteban recebeu cartão vermelho, o que provocou uma enorme confusão, com o técnico do AZ retirando seu time de campo e se recusando a continuar a partida.

Mas a confusão não ficou apenas por isso. Diferente do que ocorre no Brasil, onde um grande clube do eixo do futebol nacional nunca é punido, a federação holandesa fez o Ajax pagar pelo ocorrido. O torcedor foi condenado a seis meses de prisão e está proibido de entrar em estádios holandeses pelos próximos 30 anos. O Ajax, responsável pela segurança do jogo, foi multado, mandará a partida com portões fechados e ainda verá sua vantagem ir por água abaixo, uma vez que a partida reiniciará com o placar zerado. E o goleiro Esteban? Este teve seu cartão vermelho revogado pela federação. Justo. Aliás, pouco, pessoalmente acho que qualquer um que bata em um simpatizante do Ajax merece um prêmio.

Sobre Fred Bach

Gaúcho, universitário, abertura, gamer e vadio.
Esse post foi publicado em Futebol e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário