Redes Sociais – MyAnimeList

MyAnimeList, ou simplesmente MAL, como o nome já diz, é uma rede social voltada para o público otaku, que visa listar os animes e mangás de sua preferência. Além de servir para interagir com usuários com gostos semelhantes ao seu, o MAL conta com um database absurdamente completo e detalhado de animes e mangás. Hoje o site possui mais de 200 mil usuários, e conta com mais de 13 mil logins diários.

De acordo com Garrett Gyssler, o criador do MAL (belo trocadilho), o site foi fundado em novembro de 2004, mas só passou a ter o atual domínio em abril de 2006, que foi quando o site começou a crescer consideravelmente e ganhar popularidade. Em agosto de 2008 a Crave Online comprou o MAL, o valor da negociação não foi revelado, mas posteriormente o vice-presidente da empresa deixou escapar que o valor foi em torno de $400,000 e $2,000,000.

O MyAnimeList hoje é uma das principais formas de se conhecer um anime ou mangá, certamente é minha principal referência, tanto pelas recomendações que são feitas por usuários na página de cada anime, como pelas notas que cada anime possui. Essa nota é baseada em cada nota que todos os usuários que listaram o anime podem dar, o site calcula a média e faz um ranking geral. Analisar esse ranking é interessantíssimo, pois não é uma nota baseada no gosto de uma determinada pessoa, e sim de otakus de toda parte do mundo, ou seja, é um ranking imparcial.

Na página de cada anime há informações muito úteis e importantes, como: uma breve sinopse, número de episódios, quando foi lançado, o estúdio que produziu, os gêneros em que o anime se encaixa, duração de cada episódio. E também há os dados estatísticos, como a nota geral no ranking e sua posição, número de membros que assistiram o anime, quantas pessoas favoritaram o anime. Nos menus centrais existe um local onde diz todos os animes relacionados, como OVA’s, especiais, filmes, sequencias, uma ferramenta interessantíssima. Mais abaixo se localizam as listas de personagens, e toda a staff do anime, lembrando que todos eles tem sua própria página com mais informações. E fechando a página, há o fórum para se discutir tudo referente ao anime  tendo tópicos para cada episódio do mesmo, reviews feito por usuários, as músicas de abertura e encerramento, as recomendações de animes semelhantes, e por fim a lista de todos os fansubs do mundo que subaram o anime.

Dados do anime Code Geass

 

No perfíl do usuário há várias coisas interessantes, no menu esquerdo você pode mostrar seus animes, mangás, personagens, pessoas (autores, seiyuus, cantores e etc) favoritos, fazendo com que seja fácil analisar seus gostos em geral. Na parte central mostra algumas informações pessoais que você deseja exibir, e parte do seu histórico, que são os animes e mangás que você tem visto recentemente. E mais abaixo talvez a parte que mais interessa para a maioria dos usuários, os stats! Eles são uma espécie de gráfico baseado em todos os animes que você listou na sua conta, que mede de certa forma o nível da sua otakisse, sendo que existe um para os animes e outro para os mangás. No total há 7 itens, animes que você já completou, que está assistindo, que foram dropados, que foram pausados, que você planeja ver, e o total de animes listados; e finalizando o mais importante deles, o total de dias que você passou assistindo animes, é muito interessante ver essa barrinha crescendo conforme você vai assistindo, de certa forma é até motivador. E mais abaixo existe um campo para sua descrição, comentários recebidos, e listas de seus clubs e amigos.

Todo anime, mangá, personagem e pessoa tem sua própria página para discussão, mas se você desejar abordar um tema mais específico, existem os clubs, que são grupos de qualquer tema desejado, que os usuários vão entrando de acordo com seus interesses, como em qualquer outra rede social.

 

O cobiçado stats

Toda informação do site é segura, qualquer pessoa pode editar as informações, mas elas só serão aprovadas depois que algum moderador capacitado comprovar a veracidade do que está sendo editado, portanto não há riscos de trollagens. Outro detalhe importante é que o adicionamento de suas informações no MAL são totalmente manuais. Se você assistiu um episódio novo, você terá que marcar em seu perfil essa informação. Há um aplicativo não oficial que torna esse processo automático, o malupdater, mas eu nunca usei e não me responsabilizo por ele, sinceramente acho que nem vale a pena, o processo manual é algo tão simples e até divertido as vezes.

O único ponto negativo do MAL, é que o site tem tido alguns problemas com o servidor nos últimos meses, e os stats tem demorado um pouco pra se atualizarem. Mas o problema foi aparentemente resolvido, e tudo tem funcionado perfeitamente nas ultimas semanas.

Hoje posso dizer que o MyAnimeList é a rede social que eu mais uso, que eu mais gosto, e que me é mais util. O número de brasileiros no site não é muito elevado, mas é o suficiente para manter uma boa conversação diária caso queira. Hoje o club “Brasil” conta com quase 1400 membros, o que não quer dizer exatamente o número de brasileiros registrados. Há quem prefira o Anidb, um site com o mesmo principio, mas eu particularmente acho muito ruim, tem um layout horrível, é muito confuso, MAL é infinitamente superior. Hoje eu diria que é difícil chamar uma pessoa de otaku, que não tenha conta no MAL. Eu aconselho que mesmo que você não vá atualizar com frequência, se registre, com o tempo o site vai acabar te seduzindo e você será mais um nesse bando de loucos otakus.

Perfil da galeres:

Yudi Kouzuki
Fred Bach
Gabriel
Hugodsouza

Esse post foi publicado em Animes, Internet. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Redes Sociais – MyAnimeList

  1. Seya disse:

    Agora me interessei em fazer uma conta *-*

  2. Yudi Kouzuki disse:

    Faça! \o/
    Não se arrependerá

  3. Stark disse:

    Post muito legal Yudi. Já tem um tempo que eu tenho uma conta e só posso dizer que é exelente alem de organizar seus animes e mangas também te dá a oportunidade de conhecer outros otakus.

Deixe um comentário